Os Piamartinos chegaram ao Brasil no ano de 1957 na Cidade de São Bento no Maranhão, iniciando assim a 1º missão da Congregação sagrada Família de Nazaré fora da Itália.
MARANHÃO
SÃO BENTO
​
A missão de São Bento-MA, deu-se por intermédio de Dom Afonso Ungarelli, Bispo da Diocese de Pinheiro.
​
Em maio de 1957 Dom Afonso Ungarelli, Bispo de Pinheiro, viaja à Itália para receber algumas indicações e fazer alguns acordos para o trabalho pastoral em sua diocese no Maranhão. Nessa viagem o prelado conhece a obra piamartina na Itália e conversa com o Superior Geral padre Lino Gottardi sobre possibilidade de enviar alguns missionários para sua diocese para iniciar um trabalho com a juventude.
​
Padre Lino Gottardi escreve uma carta a todos os religiosos piamartinos da Itália para convidar os irmãos que estivessem dispostos, a abrir uma missão no Brasil. Ao final, foram chamados para compor a nova casa, Pe. Felice Pistoni, Pe. Luigi Rebuffini, Pe. Lorenzo Franzoni e Irmão Luigi Paoletti.
​
Após um tempo de preparação para aprender a Língua Portuguesa e conhecer um pouco da cultura do local, partiram no dia 08 de outubro de 1957, com a imposição do crucifixo e bênção de Dom Jacinto Tredici, Bispo de Brescia, na presença dos superiores, numerosos coirmãos e amigos.
​
Foram 16 dias de viagem, de navio, os missionários piamartinos chegam à São Luis – MA, no dia 24 de outubro, foram acolhidos pela sua Excelência Reverendíssima Dom Ungarelli e pelos padres capuchinos, os quais, acolheram os novos missionários como hóspedes no convento do Carmo, onde permaneceram por dois meses.
​
A Chegada à Nova Missão Piamartina
Os piamartinos iriam assumir um colégio na capital São Luís-MA para iniciar o trabalho com os jovens, a obra se encontrava na seguinte situação: todo deteriorado; edifício descoberto, sem os aparelhos e a mobília, reduzido a um estado miserável. Situação bem diferente daquela encontrada pelo Superior Geral e o Ecônomo na visita realizada um ano antes.
​
Tendo sido rejeitado esse espaço em destruição, como a casa para os jovens mais pobres. Os religiosos piamartinos conversaram e ansiosos por iniciar os trabalhos apostólicos, foram direcionados para a Paróquia de São Bento, da Diocese de Pinheiro. A paróquia inspirava cuidados, portanto com a chegada dos novos pastores, começou uma nova história.
​
A Primeira Comunidade Religiosa Piamartina na Nova Missão
No dia 23 de dezembro de 1957, os novos religiosos são acolhidos com viva alegria, por um povo simples e cheio de fé e se instala a primeira comunidade religiosa piamartina do Brasil.
​
A comunidade religiosa foi constituída pelo Superior Geral, Pe. Lino Gottardi desse modo:
- Pe. Felice Pistoni (Superior local e Pároco)
- Pe. Lorenzo Franzoni (Vigário Paroquial)
- Pe. Luigi Rebuffini (Diretor da Escola)
- Ir. Luigi Paoletti (Ecônomo e Sacristão)
​
As Obras Piamartinas Desta Missão no Passado e no Presente
- Paróquia São Bento (Fundada em 29/08/1815) com 13 comunidades na cidade e 35 no interior;
- Centro vocacional Pe. João Piamarta (1980 – 1987);
- 05 escolas (Uma central com 900 alunos; uma escola de música; uma escola para os especiais; duas escolas no interior, todas com tempo integral).
- Casa religiosa;
- Casa de Retiro Galileia, onde Pe. Lorenzo da 1º turma habita até aos dias atuais.
​
Os Religiosos Continuadores do Carisma de São João Batista Piamarta
Neste ano de 2021 continuam o carisma em São Bento, os religiosos piamartinos:
- Pe. Valdomiro Lemes de Morais (Superior Local e Pároco)
- Pe. Francisco Fladimir Cruz Soares (Diretor das Escolas)
- Pe. Rui Ari Pinheiro de Lima (Vigário Paroquial)
- Pe. Lorenzo Franzoni (Colaborador)
Redes Sociais e Contatos dessa Obra
​
​
​
​