Nossa história
Nossa aventura começa em Bréscia, Itália, na tarde de 3 de dezembro de 1886, quando São João Batista Piamarta celebra a missa com quatro meninos, na Igreja do Seminário de Santo Cristo e reúne os seus "pequenos artesãos" em duas pequenas casas localizadas la Colina de Santa Júlia, sede de um antigo mosteiro beneditino. Para aqueles meninos, necessitados de tudo, quer ser como um "pai", que os forma na fé, na arte de uma profissão e numa serena vida social, nos difíceis anos do final dos anos 800.
​
Por aqueles meninos São João Batista Piamarta deixou a paróquia de Pavone Mella para dedicar-se integralmente para a educação deles e à edificação do novo Instituto que estava nascendo.
​
Os primeiros tempos foram muito difíceis, mas São João Batista Piamarta acreditava piamente na ajuda da Divina Providência de Deus e sabia que não podia realizar só com suas forças a obra que iniciou, talvez fosse um projeto muito maior que as suas possibilidades, mas no seu coração ele tinha a certeza de que os sonhos de Deus se realizariam: com dedicação, humildade e a colaboração de tantas pessoas que se apaixonaram também pelos mesmos sonhos.

Depois da morte de São João Batista Piamarta (25 de abril de 1913), os seus colaboradores, que se reuniram na "Pia Sociedade da Sagrada Família" (1900), continuaram a obra iniciada, levando-a a varias cidades italianas (Siena, Latina, Roma). Aprovada em seguida como "Congregação Sagrada Família de Nazaré" (1939), além da Itália, chegou ao Brasil (1957), Chile (1983), Angola (1992) e Moçambique (2001).
​
São João Batista Piamarta foi beatificado por São João Paulo II no dia 12 de outubro de 1992 e canonizado pelo Papa Bento XVI no dia 21 de outubro de 2012.

Piamartinos no Brasil
Dia 23 de dezembro de 1957, os primeiros religiosos piamartinos Padre Lourenço Franzoni, Irmao Luis Paoletti, Padre Davi Togni e Padre Luis Rebuffini chegaram a São Bento, município do interior do Maranhão.
